Conteúdo Opinativo

Renan Calheiros quer anular ‘punição’ ao desembargador Washington Luiz

Por 22/01/2024 - 08:29

ACESSIBILIDADE

Dicom/TJ
Desembargador Washington Luiz
Desembargador Washington Luiz

Queda de braço O senador Renan Calheiros está empenhado em salvar o pescoço do desembargador Washington Luiz, aposentado compulsoriamente pelo CNJ por ter dado uma liminar que beneficiaria uma prefeitura do Sertão. Mas a medida foi anulada pelo TJAL e nenhuma das partes sofreu prejuízo. 

A punição foi considerada dura demais até pelos desembargadores que não rezam pela cartilha de Washington Luiz, que recorreu ao STF. Aliado de primeira hora do magistrado, Renan Calheiros estaria usando seu capital político junto ao presidente Lula para absolver o desembargador e devolvê-lo ao cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas. 

A aposentadoria forçada de Washington Luiz foi atribuída ao ministro Humberto Martins por ter interesses contrariados pelo então presidente do TRE. Martins teria exigido a indicação de parentes para as duas vagas de desembargador do TRE, mas Washington Luiz só atendeu uma das exigências.

Recentemente, o advogado Eduardo Martins, filho do ministro, foi indicado para desembargador federal junto ao TRF-1, de Brasília, mas sua nomeação depende de Lula, que é amigo de Renan desde criancinha. Resumo da ópera: ou o ministro Humberto Martins desfaz a mandinga contra Washington Luiz ou seu filho Eduardo não será desembargador federal. Simples assim.


Encontrou algum erro? Entre em contato